Buscar Menu

Dicas e sugestões

O bom funcionamento do fogão depende de uma boa instalação.

Instalação correta de um fogão
Instalação correta de um fogão
Instalação incorreta de um fogão
Instalação incorreta de um fogão

Dicas de instalação

 

1. O fogão deve ser colocado o mais próximo possível da chaminé.

2. As ligações dos canos devem ser perfeitas para evitar a passagem de ar falso.

3. Quanto menos curvas a chaminé fizer, melhor será o funcionamento do fogão.

4. Chaminé deve possuir altura superior à cumeeira da casa e ter chapéu automático de diâmetro adequado, do contrário sofrerá as conseqüências nocivas dos rebojos do vento.

5. Não feche o topo da chaminé com enfeites de alvenaria.

6. Caso a ligação seja feita pelas costas ou pela lateral do fogão e por meio de um cano reto, a ligação deve ser pelo menos 5cm mais alta que a saída do fogão, o cano não pode possuir mais de 50cm de extensão, deve penetrar o interior da chaminé e ficar com um aclive (que é indispensável para uma boa tiragem).

Uso e limpeza

 

1. Sempre que for fazer fogo, puxe para fora o botão do registro de ar. Esse botão aciona o registro da chaminé e dá livre passagem às chamas.

2. Depois de aceso o fogo, o registro pode ser fechado. Nessa posição as chamas contornam o forno antes de irem para a chaminé, aquecendo-o.

3. Mantenha a porta da fornalha sempre fechada e o cinzeiro no seu lugar.

4. Ao abrir a porta do ar, basculante, você pode regular a intensidade do fogo.

5. É importante realizar, mensalmente, uma limpeza no interior do fogão. Para isso, tire a chapa do fundo do forno, as argolas de ferro fundido da parte superior e limpe as cinzas acumuladas. Para maior eficácia, use o aspirador de pó.

Dicas técnicas

 

Não culpe sua construção se o seu fogão estiver fazendo fumaça, as causas são exteriores e devidas à má tiragem. É importante sanar qualquer problema, pois são prejudiciais à durabilidade do fogão. As causas mais frequentes são:

1. Chaminé de pouca altura ou dimensão.

2. Ligação mal feita do cano da chaminé.

3. Chaminé obstruída ou suja.

4. Entrada de "ar falso" na chaminé, geralmente ocasionada pela portinhola de limpeza mal fechada ou aberta.

5. Chaminé automática emperrada e sem se mover na direção do vento.

6. Topo da chaminé mais baixo que obstáculos externos, o que provoca rebojos de vento (telhas ou árvores próximas mais altas do que o topo da chaminé).

7. Enfeite ou laje arrematando o topo da chaminé, o que restringe e dificulta a saída da fumaça.

8. Ar frio acumulado na chaminé (esse problema pode ser resolvido queimando uma folha de jornal na potinhola de limpeza da chaminé ou no furo da chapa mais próxima da chaminé com o registro aberto; ao provocar a tiragem, o registro deve ser fechado).

9. Caso haja dúvidas sobre o pleno funcionamento do fogão, é recomendado colocá-lo em ambiente aberto com 3 metros de cano e acendê-lo; se não houver fumaça e aquecer uniformemente, o fogão está em condições de uso.